É o título da apresentação que será feita na Esdi, na quinta-feira, 8 de abril, pelo designer Karl Heinz Bergmiller, um dos fundadores da Escola. Na exposição, Bergmiller falará sobre o período em que conviveu, na HfG Ulm (Hochschule für Gestaltung Ulm), com Max Bill, de quem foi aluno e colaborador.
O suíço Max Bill (1908-1994) foi arquiteto, designer, tipógrafo, pintor e escultor. Sua participação na 1ª Bienal de São Paulo, em 1951, na qual obteve o grande prêmio de escultura, teve papel fundamental na constituição da arte concreta no Brasil. Tendo sido aluno da Bauhaus na juventude, fundou em 1953, juntamente com Inge Aicher-Scholl e Otl Aicher, a HfG Ulm, da qual foi o primeiro reitor. Ambos estudantes em Ulm nos anos 1950, Bergmiller e Wollner trouxeram para o Brasil os princípios de prática do design lá defendidos, que adotaram em suas atividades profissionais no país a partir do final daquela década. Do mesmo modo, buscaram aplicar no Brasil o modelo de ensino de design praticado na escola, o que resultou na criação da Esdi, em 1962.
O evento acontecerá a partir das 18h30 e a entrada é franca. A Esdi fica na Rua Evaristo da Veiga, 95 - Lapa. Mais informações: www.esdi.uerj.br/noticias/etc/bill