desde 4/2009

Pesquisa

14 janeiro 2011

Julie Simon - Escola de Arte e Design de Genebra

Conceito:
Ao entender a intenção do projeto de um "walking object" em colaboração com
Melissa, percebi que poderia criar em volta do pé e não à partir de um sapato. Então, desenvolvi um tema em torno de um universo imaginário ligado à infância. Sempre fui fascinada pelo mundo da Disney e seus personagens e, por isso, escolhi para trabalhar as silhuetas de Bambi e de patos.
Desta forma utilizei a técnica de moldagem em silicone para poder produzir uma série de objetos flexíveis. Esta técnica permite uma infinidade de reproduções.
Foi quando comecei a sonhar em animar estes pequenos objetos reunindo-os em torno do pé, brincando com as formas, deixando-os subir no pé e ao redor do tornozelo formando cortes inesperados.
O patinho da minha infância, que flutuava em meu banho, naturalmente encontrou o seu lugar sob o
calcanhar como uma “piscadela” para as meninas que andam com os sapatos demasiadamente grandes de suas mães. O agrupamento desses objetos lisos e brancos deu-me uma sensação de liberdade, sugerindo uma volta à infância. O mais importante foi o prazer que encontrei na realização desses objetos, mantendo em mente determinados referenciais do trabalho que fizemos em aula em torno de três palavras-chaves: matéria, forma e cor. Finalmente adicionei uma pequena chave no calçado, como uma senha, um código secreto para entrar no mundo da infância e da imaginação.
Aloisio Magalhães Alvaro Siza Ana Carla Fonseca Reis Andy Warhol Aoatearoa design Aplicações plásticas apontamentos Ariano Suassuna Armorial Art Exhibition Art Show Arte gráfica assinatura sonora atmosfera insólita Audácia Axel Peemoeller Bartholdi bauhausiano Beatriz Milhazes Bernardo Senna Body art Bombando Book Bosnian-herzegovinian design Brazility Brinqueland British design Burle Marx canadian design Capella caricatura orgánica Carlos Scliar carnet Cena urbana Chilean design Cidade Líquida Claudia Moreira Salles Coco Chanel Cover design Danish design Daryl Banks David LaChapelle Davis Lisboa decomania design croata design de experiência design de superfície Design in Brazil design marin Dior Economia da Cultura El Ravi Elio Fiorucci Eliseu Visconti Extravasaria Fabienne Jouvin Fashion RIO food design food experience football kit designer Fornasetti Francesco Peveri Fred Gelli Fun eating George Nelson German design Glamour Hendrik Kerstens Hollywood Identidade Cultural Argentina Imagem infográfico Irmãos Campana Izys Jeff Koons Jeremy Deller Jô Soares Julie Verhoeven Justin Morrison Karen Ferraz Landscape as a plan Laura Aubert made in italy Marco Pasanella Martin Raffone Matisse Mauricio de Sousa Mediterranean design Michel de Kok Milton Glaser Monet Moschino motiongraphics Mottini MPB napkin nature design Nicho de mercado Nils Holger Moormann Nilton Wainer Nino Mustica Nora Patrich Ogilvy Olympic emblem Open Space Oscar Niemeyer Package design Paraíso artificial Patrimônio enogastronômico patrimônio gráfico Payam Abdolsamadi pesquisa etnográfica Petits plaisirs pictograma Pierre Mendell Pierre Verger Pin-up Pirogravura espanhola Pop art Portuguese design poster design Putman quadrinista reelaboração Reintegração grega Rem Koolhaas Restyling Revista Barzón Revista do Globo Richard Kroeker Rodchenko Salto 17 Sambonet Sand sculpture São Paulo Fashion Week sinalização Sinuosidade Siqueiros skyline spanish design Starck Street furniture Superfícies expositivas Swedish design Tarsila tatuagem texture Theofanis Bobotis Tobias Rehberger Trias Tschumi type design Uff... Umberto Tolino Universo criativo urban design Valentino Vanguarda russa Versace Voyages Extraordinaires Werner Aisslinger whimsical World Graphics Day World Industrial Design Day Yael Miller Yves Saint Laurent Zaha Hadid Ziraldo zoomorfo