desde 4/2009
Pesquisa
11 julho 2009
10 julho 2009
09 julho 2009
08 julho 2009
Design da Natureza
Designing Naturally - o papel do design simples, clean e inteligente no mkt
Como a natureza pode servir de fonte de inspiração para o desenvolvimento de produtos ecoinovadores
- A natureza é o melhor lugar para encontrar formas de desenvolver soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial.
- “Criar embalagens ecologicamente corretas e que ao mesmo tempo agradem o consumidor é o grande desafio que temos pela frente”, lembrando que muitas das soluções apresentadas hoje não levam em conta o desejo das pessoas, já que ao se tornarem ecologicamente corretas perdem textura, cor e outros ingredientes essenciais para atrair a atenção do consumidor.
- Fred Gelli, jurado no Festival Internacional de Publicidade - Cannes Lions, na categoria Design, apresentou 0 seminário sobre as vantagens de se investir em um design simples e inteligente.
- Como diretor da Tátil Design, estuda o assunto há cerca de 20 anos e tem como base uma pesquisa do núcleo de ecoinovação: “Junto com a bióloga Ana Camargo, aluna do meu curso de design, desenvolvi um projeto que utiliza exemplos de biônica para explicar como a natureza e, principalmente, as flores utilizam o design para atrair insetos e pássaros, como se eles fossem clientes com gostos diferentes. Afinal, tudo que fazemos – da embalagem ao material de ponto-de-venda – são armadilhas sensoriais para conquistar os consumidores.”
- Com base nesse conceito, Gelli traçou um contraponto interessante entre a natureza e o mercado de consumo. “A natureza dá um show de adequação ao criar, por exemplo, flores que só se interessam por mariposas, por isso, são brancas e só se abrem à noite. Já outra espécie só é polinizada por um tipo de vespa. O vibrar das asas dessa vespa faz a flor abrir, como uma loja que só atende a um tipo de cliente. Para fidelizar essa vespa, a flor produz um determinado feromônio. Quando os machos dessa espécie de vespa se sujam com esse feromônio ficam irresistíveis para as fêmeas.”
- Entre os exemplos estão ainda flores polinizadas por morcegos, que precisam ser mais resistentes para suportar o peso do bicho. “A natureza apresenta soluções de desenho muito inspiradoras, que levam em conta as particularidades de comportamento, atitude e até de estrutura de cada ‘público’, como deveria ser feito na sociedade de consumo”, observa Gelli, que aponta a relação que teremos com o consumo e os objetos de modo geral no futuro. “É importante ressaltar que um terço do lixo gerado no planeta vem das embalagens e o design tem um papel importante na mudança desse cenário.”
07 julho 2009
06 julho 2009
Assinar:
Postagens (Atom)
Aloisio Magalhães
Alvaro Siza
Ana Carla Fonseca Reis
Andy Warhol
Aoatearoa design
Aplicações plásticas
apontamentos
Ariano Suassuna
Armorial
Art Exhibition
Art Show
Arte gráfica
assinatura sonora
atmosfera insólita
Audácia
Axel Peemoeller
Bartholdi
bauhausiano
Beatriz Milhazes
Bernardo Senna
Body art
Bombando
Book
Bosnian-herzegovinian design
Brazility
Brinqueland
British design
Burle Marx
canadian design
Capella
caricatura orgánica
Carlos Scliar
carnet
Cena urbana
Chilean design
Cidade Líquida
Claudia Moreira Salles
Coco Chanel
Cover design
Danish design
Daryl Banks
David LaChapelle
Davis Lisboa
decomania
design croata
design de experiência
design de superfície
Design in Brazil
design marin
Dior
Economia da Cultura
El Ravi
Elio Fiorucci
Eliseu Visconti
Extravasaria
Fabienne Jouvin
Fashion RIO
food design
food experience
football kit designer
Fornasetti
Francesco Peveri
Fred Gelli
Fun eating
George Nelson
German design
Glamour
Hendrik Kerstens
Hollywood
Identidade Cultural Argentina
Imagem
infográfico
Irmãos Campana
Izys
Jeff Koons
Jeremy Deller
Jô Soares
Julie Verhoeven
Justin Morrison
Karen Ferraz
Landscape as a plan
Laura Aubert
made in italy
Marco Pasanella
Martin Raffone
Matisse
Mauricio de Sousa
Mediterranean design
Michel de Kok
Milton Glaser
Monet
Moschino
motiongraphics
Mottini
MPB
napkin
nature design
Nicho de mercado
Nils Holger Moormann
Nilton Wainer
Nino Mustica
Nora Patrich
Ogilvy
Olympic emblem
Open Space
Oscar Niemeyer
Package design
Paraíso artificial
Patrimônio enogastronômico
patrimônio gráfico
Payam Abdolsamadi
pesquisa etnográfica
Petits plaisirs
pictograma
Pierre Mendell
Pierre Verger
Pin-up
Pirogravura espanhola
Pop art
Portuguese design
poster design
Putman
quadrinista
reelaboração
Reintegração grega
Rem Koolhaas
Restyling
Revista Barzón
Revista do Globo
Richard Kroeker
Rodchenko
Salto 17
Sambonet
Sand sculpture
São Paulo Fashion Week
sinalização
Sinuosidade
Siqueiros
skyline
spanish design
Starck
Street furniture
Superfícies expositivas
Swedish design
Tarsila
tatuagem
texture
Theofanis Bobotis
Tobias Rehberger
Trias
Tschumi
type design
Uff...
Umberto Tolino
Universo criativo
urban design
Valentino
Vanguarda russa
Versace
Voyages Extraordinaires
Werner Aisslinger
whimsical
World Graphics Day
World Industrial Design Day
Yael Miller
Yves Saint Laurent
Zaha Hadid
Ziraldo
zoomorfo