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Pesquisa

08 julho 2009

Locos por Tí

Emotional Connection

Design Territorial

David Mackenzie Ogilvy 23/6/1911-99

Design da Natureza

Designing Naturally - o papel do design simples, clean e inteligente no mkt
Como a natureza pode servir de fonte de inspiração para o desenvolvimento de produtos ecoinovadores
  • A natureza é o melhor lugar para encontrar formas de desenvolver soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial.
  • “Criar embalagens ecologicamente corretas e que ao mesmo tempo agradem o consumidor é o grande desafio que temos pela frente”, lembrando que muitas das soluções apresentadas hoje não levam em conta o desejo das pessoas, já que ao se tornarem ecologicamente corretas perdem textura, cor e outros ingredientes essenciais para atrair a atenção do consumidor.
  1. Fred Gelli, jurado no Festival Internacional de Publicidade - Cannes Lions, na categoria Design, apresentou 0 seminário sobre as vantagens de se investir em um design simples e inteligente.
  2. Como diretor da Tátil Design, estuda o assunto há cerca de 20 anos e tem como base uma pesquisa do núcleo de ecoinovação: “Junto com a bióloga Ana Camargo, aluna do meu curso de design, desenvolvi um projeto que utiliza exemplos de biônica para explicar como a natureza e, principalmente, as flores utilizam o design para atrair insetos e pássaros, como se eles fossem clientes com gostos diferentes. Afinal, tudo que fazemos – da embalagem ao material de ponto-de-venda – são armadilhas sensoriais para conquistar os consumidores.”
  3. Com base nesse conceito, Gelli traçou um contraponto interessante entre a natureza e o mercado de consumo. “A natureza dá um show de adequação ao criar, por exemplo, flores que só se interessam por mariposas, por isso, são brancas e só se abrem à noite. Já outra espécie só é polinizada por um tipo de vespa. O vibrar das asas dessa vespa faz a flor abrir, como uma loja que só atende a um tipo de cliente. Para fidelizar essa vespa, a flor produz um determinado feromônio. Quando os machos dessa espécie de vespa se sujam com esse feromônio ficam irresistíveis para as fêmeas.”
  4. Entre os exemplos estão ainda flores polinizadas por morcegos, que precisam ser mais resistentes para suportar o peso do bicho. “A natureza apresenta soluções de desenho muito inspiradoras, que levam em conta as particularidades de comportamento, atitude e até de estrutura de cada ‘público’, como deveria ser feito na sociedade de consumo”, observa Gelli, que aponta a relação que teremos com o consumo e os objetos de modo geral no futuro. “É importante ressaltar que um terço do lixo gerado no planeta vem das embalagens e o design tem um papel importante na mudança desse cenário.”

Cor Brasil

João Borges

07 julho 2009

Eliseu D'Angelo Visconti (Giffoni Valle Piana 30/7/1866-1944)

Valentino Clemente Ludovico Garavani (Voghera 11/5/1932)

Philippe Patrick STARck (Paris 18/1/1949)

Franco Moschino (Abbiategrasso 27/2/1950-94)

Tobias Rehberger 2/6/1966

Yoko Ono (Tóquio 18/2/1933)

Aloisio Magalhães Alvaro Siza Ana Carla Fonseca Reis Andy Warhol Aoatearoa design Aplicações plásticas apontamentos Ariano Suassuna Armorial Art Exhibition Art Show Arte gráfica assinatura sonora atmosfera insólita Audácia Axel Peemoeller Bartholdi bauhausiano Beatriz Milhazes Bernardo Senna Body art Bombando Book Bosnian-herzegovinian design Brazility Brinqueland British design Burle Marx canadian design Capella caricatura orgánica Carlos Scliar carnet Cena urbana Chilean design Cidade Líquida Claudia Moreira Salles Coco Chanel Cover design Danish design Daryl Banks David LaChapelle Davis Lisboa decomania design croata design de experiência design de superfície Design in Brazil design marin Dior Economia da Cultura El Ravi Elio Fiorucci Eliseu Visconti Extravasaria Fabienne Jouvin Fashion RIO food design food experience football kit designer Fornasetti Francesco Peveri Fred Gelli Fun eating George Nelson German design Glamour Hendrik Kerstens Hollywood Identidade Cultural Argentina Imagem infográfico Irmãos Campana Izys Jeff Koons Jeremy Deller Jô Soares Julie Verhoeven Justin Morrison Karen Ferraz Landscape as a plan Laura Aubert made in italy Marco Pasanella Martin Raffone Matisse Mauricio de Sousa Mediterranean design Michel de Kok Milton Glaser Monet Moschino motiongraphics Mottini MPB napkin nature design Nicho de mercado Nils Holger Moormann Nilton Wainer Nino Mustica Nora Patrich Ogilvy Olympic emblem Open Space Oscar Niemeyer Package design Paraíso artificial Patrimônio enogastronômico patrimônio gráfico Payam Abdolsamadi pesquisa etnográfica Petits plaisirs pictograma Pierre Mendell Pierre Verger Pin-up Pirogravura espanhola Pop art Portuguese design poster design Putman quadrinista reelaboração Reintegração grega Rem Koolhaas Restyling Revista Barzón Revista do Globo Richard Kroeker Rodchenko Salto 17 Sambonet Sand sculpture São Paulo Fashion Week sinalização Sinuosidade Siqueiros skyline spanish design Starck Street furniture Superfícies expositivas Swedish design Tarsila tatuagem texture Theofanis Bobotis Tobias Rehberger Trias Tschumi type design Uff... Umberto Tolino Universo criativo urban design Valentino Vanguarda russa Versace Voyages Extraordinaires Werner Aisslinger whimsical World Graphics Day World Industrial Design Day Yael Miller Yves Saint Laurent Zaha Hadid Ziraldo zoomorfo