Designing Naturally - o papel do design simples, clean e inteligente no mkt
Como a natureza pode servir de fonte de inspiração para o desenvolvimento de produtos ecoinovadores
- A natureza é o melhor lugar para encontrar formas de desenvolver soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial.
- “Criar embalagens ecologicamente corretas e que ao mesmo tempo agradem o consumidor é o grande desafio que temos pela frente”, lembrando que muitas das soluções apresentadas hoje não levam em conta o desejo das pessoas, já que ao se tornarem ecologicamente corretas perdem textura, cor e outros ingredientes essenciais para atrair a atenção do consumidor.
- Fred Gelli, jurado no Festival Internacional de Publicidade - Cannes Lions, na categoria Design, apresentou 0 seminário sobre as vantagens de se investir em um design simples e inteligente.
- Como diretor da Tátil Design, estuda o assunto há cerca de 20 anos e tem como base uma pesquisa do núcleo de ecoinovação: “Junto com a bióloga Ana Camargo, aluna do meu curso de design, desenvolvi um projeto que utiliza exemplos de biônica para explicar como a natureza e, principalmente, as flores utilizam o design para atrair insetos e pássaros, como se eles fossem clientes com gostos diferentes. Afinal, tudo que fazemos – da embalagem ao material de ponto-de-venda – são armadilhas sensoriais para conquistar os consumidores.”
- Com base nesse conceito, Gelli traçou um contraponto interessante entre a natureza e o mercado de consumo. “A natureza dá um show de adequação ao criar, por exemplo, flores que só se interessam por mariposas, por isso, são brancas e só se abrem à noite. Já outra espécie só é polinizada por um tipo de vespa. O vibrar das asas dessa vespa faz a flor abrir, como uma loja que só atende a um tipo de cliente. Para fidelizar essa vespa, a flor produz um determinado feromônio. Quando os machos dessa espécie de vespa se sujam com esse feromônio ficam irresistíveis para as fêmeas.”
- Entre os exemplos estão ainda flores polinizadas por morcegos, que precisam ser mais resistentes para suportar o peso do bicho. “A natureza apresenta soluções de desenho muito inspiradoras, que levam em conta as particularidades de comportamento, atitude e até de estrutura de cada ‘público’, como deveria ser feito na sociedade de consumo”, observa Gelli, que aponta a relação que teremos com o consumo e os objetos de modo geral no futuro. “É importante ressaltar que um terço do lixo gerado no planeta vem das embalagens e o design tem um papel importante na mudança desse cenário.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário