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Pesquisa

08 julho 2009

Design da Natureza

Designing Naturally - o papel do design simples, clean e inteligente no mkt
Como a natureza pode servir de fonte de inspiração para o desenvolvimento de produtos ecoinovadores
  • A natureza é o melhor lugar para encontrar formas de desenvolver soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial.
  • “Criar embalagens ecologicamente corretas e que ao mesmo tempo agradem o consumidor é o grande desafio que temos pela frente”, lembrando que muitas das soluções apresentadas hoje não levam em conta o desejo das pessoas, já que ao se tornarem ecologicamente corretas perdem textura, cor e outros ingredientes essenciais para atrair a atenção do consumidor.
  1. Fred Gelli, jurado no Festival Internacional de Publicidade - Cannes Lions, na categoria Design, apresentou 0 seminário sobre as vantagens de se investir em um design simples e inteligente.
  2. Como diretor da Tátil Design, estuda o assunto há cerca de 20 anos e tem como base uma pesquisa do núcleo de ecoinovação: “Junto com a bióloga Ana Camargo, aluna do meu curso de design, desenvolvi um projeto que utiliza exemplos de biônica para explicar como a natureza e, principalmente, as flores utilizam o design para atrair insetos e pássaros, como se eles fossem clientes com gostos diferentes. Afinal, tudo que fazemos – da embalagem ao material de ponto-de-venda – são armadilhas sensoriais para conquistar os consumidores.”
  3. Com base nesse conceito, Gelli traçou um contraponto interessante entre a natureza e o mercado de consumo. “A natureza dá um show de adequação ao criar, por exemplo, flores que só se interessam por mariposas, por isso, são brancas e só se abrem à noite. Já outra espécie só é polinizada por um tipo de vespa. O vibrar das asas dessa vespa faz a flor abrir, como uma loja que só atende a um tipo de cliente. Para fidelizar essa vespa, a flor produz um determinado feromônio. Quando os machos dessa espécie de vespa se sujam com esse feromônio ficam irresistíveis para as fêmeas.”
  4. Entre os exemplos estão ainda flores polinizadas por morcegos, que precisam ser mais resistentes para suportar o peso do bicho. “A natureza apresenta soluções de desenho muito inspiradoras, que levam em conta as particularidades de comportamento, atitude e até de estrutura de cada ‘público’, como deveria ser feito na sociedade de consumo”, observa Gelli, que aponta a relação que teremos com o consumo e os objetos de modo geral no futuro. “É importante ressaltar que um terço do lixo gerado no planeta vem das embalagens e o design tem um papel importante na mudança desse cenário.”

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