desde 4/2009

Pesquisa

20 junho 2009

Juli Capella Samper

Rasgos de Pasión Creativa
O design espanhol é geralmente imaginativo e atrevido. Visto de fora poder-se-ia considerar um design expressivo, enraizado no caráter mediterrâneo e latino de sua latitude. Existe uma certa coragem nas cores e uma utilização adequada dos materiais. Frequentemente apresenta-se com a inclusão de um toque de ironia, ou de ousadia.
Segundo Juli Capella Samper, no que diz respeito ao design gráfico de cartazes, livre dos processos produtivos e restrições tecnológicas ou materiais de um objeto tridimensional, o leque criativo é ainda mais disperso; todavia, também podemos encontrar características comuns, por vezes em paralelo com o produto, como a grande capacidade expressiva, a confluência da mensagem. É também notória a influência artística no início do século XX com a contribuição direta de grandes cartunistas e artistas, e que mais tarde ficaria moldada, nos finais da década de 80, por uma eclosão gestual - aplicada no logotipo das Olimpíadas de Barcelona, e chegando mesmo à imagem corporativa de bancos e instituições - que teve fortes efeitos no design de cartazes.
Registrou-se também uma revolução tipográfica que, com a avalancha de tipos disponibilizada pelo computador, marcou singularmente as últimas produções.

Nenhum comentário:

Aloisio Magalhães Alvaro Siza Ana Carla Fonseca Reis Andy Warhol Aoatearoa design Aplicações plásticas apontamentos Ariano Suassuna Armorial Art Exhibition Art Show Arte gráfica assinatura sonora atmosfera insólita Audácia Axel Peemoeller Bartholdi bauhausiano Beatriz Milhazes Bernardo Senna Body art Bombando Book Bosnian-herzegovinian design Brazility Brinqueland British design Burle Marx canadian design Capella caricatura orgánica Carlos Scliar carnet Cena urbana Chilean design Cidade Líquida Claudia Moreira Salles Coco Chanel Cover design Danish design Daryl Banks David LaChapelle Davis Lisboa decomania design croata design de experiência design de superfície Design in Brazil design marin Dior Economia da Cultura El Ravi Elio Fiorucci Eliseu Visconti Extravasaria Fabienne Jouvin Fashion RIO food design food experience football kit designer Fornasetti Francesco Peveri Fred Gelli Fun eating George Nelson German design Glamour Hendrik Kerstens Hollywood Identidade Cultural Argentina Imagem infográfico Irmãos Campana Izys Jeff Koons Jeremy Deller Jô Soares Julie Verhoeven Justin Morrison Karen Ferraz Landscape as a plan Laura Aubert made in italy Marco Pasanella Martin Raffone Matisse Mauricio de Sousa Mediterranean design Michel de Kok Milton Glaser Monet Moschino motiongraphics Mottini MPB napkin nature design Nicho de mercado Nils Holger Moormann Nilton Wainer Nino Mustica Nora Patrich Ogilvy Olympic emblem Open Space Oscar Niemeyer Package design Paraíso artificial Patrimônio enogastronômico patrimônio gráfico Payam Abdolsamadi pesquisa etnográfica Petits plaisirs pictograma Pierre Mendell Pierre Verger Pin-up Pirogravura espanhola Pop art Portuguese design poster design Putman quadrinista reelaboração Reintegração grega Rem Koolhaas Restyling Revista Barzón Revista do Globo Richard Kroeker Rodchenko Salto 17 Sambonet Sand sculpture São Paulo Fashion Week sinalização Sinuosidade Siqueiros skyline spanish design Starck Street furniture Superfícies expositivas Swedish design Tarsila tatuagem texture Theofanis Bobotis Tobias Rehberger Trias Tschumi type design Uff... Umberto Tolino Universo criativo urban design Valentino Vanguarda russa Versace Voyages Extraordinaires Werner Aisslinger whimsical World Graphics Day World Industrial Design Day Yael Miller Yves Saint Laurent Zaha Hadid Ziraldo zoomorfo